Artigos para festa, produtos de época, doces, balas e bebidas em geral

Artigos para festas, produtos de época, doces, balas e bebidas em geral

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Transfer para Chocolate

A novidade no Ponto Doce é transfer para chocolate!! O transfer pode ser usado em bombons, bolos, doces, pão de mel e onde a criatividade mandar!! Há vários modelos e temas de transfer, como de casamento, flores, arabesco, recém nascidos e animais. 

"Você pode trabalhar com os tranfers de quatro maneiras diferentes: Com moldes especiais para transfer; cortando  transfer e colocando no molde para chocolate; cortando o transfer e aplicando por cima do bombom já pronto ou passando chocolate por cima do transfer.
Com moldes especiais para transfers
Os moldes (fôrmas) especiais em policarbonato possuem uma placa imantada que se encaixa perfeitamente na parte inferior do molde ficando preso pelos imãs presentes também no molde. Ou seja, a fôrma é vazada e tem uma placa de metal com imãs que se prende no fundo. O transfer é colocado sobre a placa e, depois é só utilizar como uma fôrma comum. Quando retirar os bombons; eles já sairão com o desenho escolhido.
Cortando transfer e colocando no molde para chocolate
Procure utilizar molde de fundos retos. Corte a folha do transfer do tamanho de cada cavidade do seu molde para chocolate. Não esqueça de manter a face com o desenho (a parte da manteiga de cacau) para cima, para que ela tenha contato com o chocolate. Agora é so colocar o chocolate, levar para a geladeira para esfriar, desenformar e retirar o acetato de cada bombom. O desenho escolhido já estará grudado nos bombons.
Não é recomendado moldes com curvaturas acentuadas.
Cortando transfer e aplicando por cima do bombom
Nesta técnica os bombons não ficarão tão perfeitos quanto feitos em um molde. Requer muita habilidade para que se consiga a perfeição. Depois dos bombons prontos, desenformados, recorte a folha de transfer de maneira que fique um pouco maior que cada bombom.Pincele um pouco de chocolate derretido sobre cada bombom. Em cada um deles aplique um transfer. Depois que o chocolate endurecer, retire o acetato e retire prováveis rebarbas com faca quente.
Esta é uma técnica muito usada em alfajores e pão-de-mel.
Passando chocolate por cima do transfer
Esta é uma técnica muito utilizada para fazer decorações requintadas para bolos, sobremesas, tortas, cupcake,…
Consiste em criar tiras de chocolate decoradas.
Recorte a tira de tranfer no formato desejado: coração, leque, estrela, tira,…
Supondo que a peça escolhida foi uma tira; coloque-a na mesa com os desenhos para cima, para que tenham contato com o chocolate. Espalhe chocolate por cima da tira de transfer com uma espátula. Cuide para que no seu transfer o chocolate fique com mesma espessura em toda sua extensão. A dica para que se consiga espessura igual, é utilizar duas réguas de mesma espessura, encaixando o transfer no meio, para por fim passar o chocolate.
Coloque a tira de transfer numa tábua ou bandeja sem bordas, forrada com papel manteiga, e leve por 1 a 2 minutos na geladeira para endurecer ligeiramente. Quando pronto é só retirar o acetato que sua tira decorada estará pronta." (1)

Alguns videos para ajudar:





Passo a passo em doces:
"1o. passo: neste exemplo abaixo, a Vi fez um fudge (que é um tipo de doce mais durinho feito de leite condensado e chocolate, neste caso abaixo com coco e pistache) deixou na geladeira por um tempo e depois cortou em cubinhos do tamanho do chocolate que ela queria fazer.


Utilizamos um cortador (destes de biscoito mesmo) para marcar para que eles ficassem mais ou menos do mesmo tamanho.

2o. passo: cortar os transfer um pouquinho maior que cada doce. Na foto abaixo, está vendo eles ai embaixo no canto direito?
3o. passo: essa parte você terá que fazer bem rápido ou com ajuda de alguém. Pegue os doces, e com a ajuda do garfinho de glaçar, glace em chocolate derretido (o tipo vai depender da sua escolha, o ao leite é o mais dificil de manusear, e o hidrogenado é aquele com maior gosto de parafina, prefira o fracionado pois ele não precisa esfriar para glaçar) e cole o transfer sem colocar muita força. Basta encostar no chocolate que ele já cola, não precisa pressionar muito.

Para colar o transfer basta colocar a parte que você sente o desenho no chocolate. Para descobrir o lado certo passe os dedos dos dois lados, o que vc sentir o desenho é o lado que irá no bombom.
Depois de seco, basta retirar com cuidado o transfer puxando para cima. O desenho estará transferido para o bombom bonitinho e prontinho". (2)

Dica:
Você precisa comprar uma Cobertura de chocolate de boa qualidade,sim por que elas não precisa de fazer a temperagem (ou choque térmico) mas para que os trabalhos de chocolates fiquem perfeitos como o próprio Transfer, tem que fazer um resfriamento,é muito fácil, você só precisa trocar o refratário após o derretimento da cobertura, para que a cobertura esfrie um pouco,fazendo isto, a cobertura já estará pronta para uso. Se usar a Cobertura quente os trabalho ficarão opacos com manchas brancas,e esfarelando. (3)

Alguns desenhos e doces com transfer:



Fontes:
1- http://www.receitasdemae.com.br
2- http://eunascipracasar.blogspot.com
3- http://manadechocolat.blogspot.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Painel de festas

Seja de papel ou EVA os painéis de festa são uma ótima opção para quem quer agilidade para montar uma festa. Com excelentes preços eles podem ser encontrados na loja Ponto Doce em diversos temas para sua comodidade. 



terça-feira, 19 de julho de 2011

Toalhas de Mesa Descartáveis

Devido a nova parceria do Ponto Doce com a empresa Atellini, além das toalhas descartáveis coloridas lisas, agora temos disponíveis para a venda toalhas de mesa decoradas em diversas cores.

Temos toalha estrelinha nas cores: Vermelha, Verde, Azul, Amarela, Rosa e Dourada;
Toalhas poá (bolinha) nas cores: Vermelha, Preto, Lilás e Verde Pistache;
Toalhas xadrez: Vermelha, Azul e Verde.

 


terça-feira, 12 de julho de 2011

Papel Doce (Papel de Arroz)

Prático, rápido e fácil! O papel doce permite que o bolo faça parte do tema da festa. De fácil aplicação ele pode ser encontrada em diversas temas no Ponto Doce.

Modo de colocar:







quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cake Pop - Bolo no Palito

A mais nova geração do Cup Cake, o Cake Pop ou Pop Cake é já é mania fora do Brasil e tem conquistados muitos adeptos. Além de ser prático e fácil de fazer ele pode ser feito a partir de sobras de bolo. Com diversas  formas de ser decorado ele pode ser usado em batizados, casamentos, aniversários e festas em geral.

Uma dica: para se conseguir o chocolate colorido basta apenas utilizar Corante para Chocolate sobre o chocolate branco derretido.

Para  dar mais vontade e água na boca colocamos o passo a passo e também um vídeo com a receita.



Video com a receita do Cake Pop:



Receita passo a passo do Cake Pop:

Ingredientes:

Chocolate fracionado para banhar  
Confeitos diversos 
Palitos para churrasco
Leite condensado
Creme de leite

Massa do bolo:
 (Pode usar a sua receita e o sabor que preferir)
 
3 ovos inteiros
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 xícara de chocolate em pó sem açúcar
1 colher de sopa de fermento
pitada de sal



Modo de fazer: 

Misture os itens da massa (coloque o fermento por último), se preferir use a batedeira por 5 min.
Coloque a massa numa fôrma untada e enfarinhada. Asse até que fique bem moreno. Uns 40 minutos em fogo médio (180ºC). Espete o centro do bolo com um palito. Se ele sair limpo, o bolo está pronto.
Espere esfriar e esfarele com um garfo e depois use os dedos.

 

Depois vai acrescentando leite condensado e creme de leite aos poucos. Até que a massa fique boa pra modelar.

Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro e as disponha numa assadeira com papel manteiga. Leve à geladeira por uns 15 minutos. Rende umas 90 bolinhas. Derreta um pouco de chocolate meio amargo no microondas. Corte a pontinha de um palito para churrasco e molhe no chocolate, como na foto.
Espete cada bolinha e deixe secar naturalmente. Se você não fizer isso, a bolinha vai ficar solta no palito. Por isso, esta parte é muito importante!
Agora banhe cada bolinha no chocolate. Dê batidinhas na borda da travessa para que o excesso do chocolate saia bem, senão ele vai escorrer pelo palito e ficará muito feinho. Enfeite com confeitos antes que o chocolate endureça e espete no isopor pra secar completamente.
Mais imagens criativas de Cakes Pop:


  





  
Fontes: 
www.variaspaixoes2010.blogspot.com
www.pt.petitchef.com
www.youtube.com/watch?v=kgRKHTB6QSA