Artigos para festa, produtos de época, doces, balas e bebidas em geral

Artigos para festas, produtos de época, doces, balas e bebidas em geral

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Transfer para Chocolate

A novidade no Ponto Doce é transfer para chocolate!! O transfer pode ser usado em bombons, bolos, doces, pão de mel e onde a criatividade mandar!! Há vários modelos e temas de transfer, como de casamento, flores, arabesco, recém nascidos e animais. 

"Você pode trabalhar com os tranfers de quatro maneiras diferentes: Com moldes especiais para transfer; cortando  transfer e colocando no molde para chocolate; cortando o transfer e aplicando por cima do bombom já pronto ou passando chocolate por cima do transfer.
Com moldes especiais para transfers
Os moldes (fôrmas) especiais em policarbonato possuem uma placa imantada que se encaixa perfeitamente na parte inferior do molde ficando preso pelos imãs presentes também no molde. Ou seja, a fôrma é vazada e tem uma placa de metal com imãs que se prende no fundo. O transfer é colocado sobre a placa e, depois é só utilizar como uma fôrma comum. Quando retirar os bombons; eles já sairão com o desenho escolhido.
Cortando transfer e colocando no molde para chocolate
Procure utilizar molde de fundos retos. Corte a folha do transfer do tamanho de cada cavidade do seu molde para chocolate. Não esqueça de manter a face com o desenho (a parte da manteiga de cacau) para cima, para que ela tenha contato com o chocolate. Agora é so colocar o chocolate, levar para a geladeira para esfriar, desenformar e retirar o acetato de cada bombom. O desenho escolhido já estará grudado nos bombons.
Não é recomendado moldes com curvaturas acentuadas.
Cortando transfer e aplicando por cima do bombom
Nesta técnica os bombons não ficarão tão perfeitos quanto feitos em um molde. Requer muita habilidade para que se consiga a perfeição. Depois dos bombons prontos, desenformados, recorte a folha de transfer de maneira que fique um pouco maior que cada bombom.Pincele um pouco de chocolate derretido sobre cada bombom. Em cada um deles aplique um transfer. Depois que o chocolate endurecer, retire o acetato e retire prováveis rebarbas com faca quente.
Esta é uma técnica muito usada em alfajores e pão-de-mel.
Passando chocolate por cima do transfer
Esta é uma técnica muito utilizada para fazer decorações requintadas para bolos, sobremesas, tortas, cupcake,…
Consiste em criar tiras de chocolate decoradas.
Recorte a tira de tranfer no formato desejado: coração, leque, estrela, tira,…
Supondo que a peça escolhida foi uma tira; coloque-a na mesa com os desenhos para cima, para que tenham contato com o chocolate. Espalhe chocolate por cima da tira de transfer com uma espátula. Cuide para que no seu transfer o chocolate fique com mesma espessura em toda sua extensão. A dica para que se consiga espessura igual, é utilizar duas réguas de mesma espessura, encaixando o transfer no meio, para por fim passar o chocolate.
Coloque a tira de transfer numa tábua ou bandeja sem bordas, forrada com papel manteiga, e leve por 1 a 2 minutos na geladeira para endurecer ligeiramente. Quando pronto é só retirar o acetato que sua tira decorada estará pronta." (1)

Alguns videos para ajudar:





Passo a passo em doces:
"1o. passo: neste exemplo abaixo, a Vi fez um fudge (que é um tipo de doce mais durinho feito de leite condensado e chocolate, neste caso abaixo com coco e pistache) deixou na geladeira por um tempo e depois cortou em cubinhos do tamanho do chocolate que ela queria fazer.


Utilizamos um cortador (destes de biscoito mesmo) para marcar para que eles ficassem mais ou menos do mesmo tamanho.

2o. passo: cortar os transfer um pouquinho maior que cada doce. Na foto abaixo, está vendo eles ai embaixo no canto direito?
3o. passo: essa parte você terá que fazer bem rápido ou com ajuda de alguém. Pegue os doces, e com a ajuda do garfinho de glaçar, glace em chocolate derretido (o tipo vai depender da sua escolha, o ao leite é o mais dificil de manusear, e o hidrogenado é aquele com maior gosto de parafina, prefira o fracionado pois ele não precisa esfriar para glaçar) e cole o transfer sem colocar muita força. Basta encostar no chocolate que ele já cola, não precisa pressionar muito.

Para colar o transfer basta colocar a parte que você sente o desenho no chocolate. Para descobrir o lado certo passe os dedos dos dois lados, o que vc sentir o desenho é o lado que irá no bombom.
Depois de seco, basta retirar com cuidado o transfer puxando para cima. O desenho estará transferido para o bombom bonitinho e prontinho". (2)

Dica:
Você precisa comprar uma Cobertura de chocolate de boa qualidade,sim por que elas não precisa de fazer a temperagem (ou choque térmico) mas para que os trabalhos de chocolates fiquem perfeitos como o próprio Transfer, tem que fazer um resfriamento,é muito fácil, você só precisa trocar o refratário após o derretimento da cobertura, para que a cobertura esfrie um pouco,fazendo isto, a cobertura já estará pronta para uso. Se usar a Cobertura quente os trabalho ficarão opacos com manchas brancas,e esfarelando. (3)

Alguns desenhos e doces com transfer:



Fontes:
1- http://www.receitasdemae.com.br
2- http://eunascipracasar.blogspot.com
3- http://manadechocolat.blogspot.com

2 comentários:

  1. amei, estou interessada em ingressar nesse universo mágico, tudo que souber, por mais simples, será bem vindo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amei esse pão de mel com os noivinhos.. Como faço pra achar esse transfer?? Já fui em vários lugares e não encontro.

    ResponderExcluir